O Diva de Portugal

Que há para dizer? Isto é um blog... Ah, sim! Se quiserem entreter (vulgo, contactar) alguns dos desocupados que fazem isto, usem os e-mails da Beatriz, da Inês, ou do Joao.

quarta-feira, setembro 24, 2003

Regresso às aulas

Uma das coisas de que mais tenho sentido a falta neste início de aulas é de um cartaz que costumava estar em frente ao portão da escola (Secundária José Falcão em Coimbra, para quem se interessar) e que me punha sempre um sorriso nos lábios. O cartaz em questão pertencia à JCP e, pendurado de umas árvores (o que dirão os Verdes de tal utilização da natureza?), dizia em letras vermelhas: “É pela Luta que lá vamos!”. Aqueles que frequentavam a escola no ano passado provavelmente ainda se lembram, quanto aos outros vão ter de confiar na minha palavra (algo que em condições normais não recomendo a ninguém).
Aquilo que me traz tão boas recordações do dito cartaz é, basicamente, a sua brutal honestidade. Como toda a gente sabe as manifs da JCP (e as estudantis em geral), são apenas uma oportunidade para desempoeirar as t-shirts do Che, faltar às aulas, gritar uns trocadilhos inanes com o nome do ministro e, de vez em quando, assim como cereja em cima do bolo, dar uns empurrões na polícia. Simplesmente eu, na minha ingenuidade, sempre pensei que isto fosse uma espécie de verdade classificada por entre as bandas comunistas. Pelos vistos não. Qual ideias, razões para protestar ou opinião informada. Eles estão lá é pela luta. And proud of it!
De qualquer maneira, e para que não digam que só falo mal, aqui fica o meu reconhecimento pela forma desassombrada com que a JCP Coimbra assume bem alto a verdade, mesmo a mais difícil.

P.S. Ou será que o cartaz é obra de renovadores?.....