O Diva de Portugal

Que há para dizer? Isto é um blog... Ah, sim! Se quiserem entreter (vulgo, contactar) alguns dos desocupados que fazem isto, usem os e-mails da Beatriz, da Inês, ou do Joao.

terça-feira, dezembro 09, 2003

O Senhor dos Anéis de Bashki, ou o delírio de um insano génio

Sim, era 1978... após a venda dos direitos de autor, pelo próprio Tolkien, da sua obra magna - O Senhor dos Anéis - o realizador do primeiro filme animado para adultos (esse grande senhor que é Ralph Bakshi) aceitou o desafio de levar esta história ao cinema. Na altura, a tecnologia não permitia o tratamento da história num meio que não a animação, ainda assim, a abordagem não terá sido a melhor, sendo que se introduziram demasiados elementos alheios à história e se optou por uma abordagem e visual não muito apropriados. O resultado foi um filme, a que se seguiria uma segunda parte, que não foi muito bem recebido. As imagens falam por si. Talvez a única coisa a assinalar de positivo foram as vozes que fizeram a locução do mesmo, das quais se destacam nomes como John Hurt e William Squire.
Ainda assim, a demanda não ficou incompleta. Uma outra longa-metragem de animação foi produzida para completar a primeira, o Regresso do Rei, além da habitação do livro O Hobbit.
E para conhecer mais sobre a trilogia (digam lá se o PM não pratica um verdadeiro serviço público?) sugiro este interessante site.
Mas ficam as imagens, que afinal sempre valem mais que mil palavras (principalmente das minhas)!

Ass: PM



Com. 1 - Alguém diria que isto é o Gollum? Só se for pelo barulho que fazemos ao engolir em seco enquanto vemos este... este... sapo?!


Com. 2- Pois é, isto é mesmo o Treebeard. Ainda bem que Peter Jackson optou por um CGI... e eu que digo tanto mal da animação a computador!


Com. 3- Bem, esta passa...


Com. 4- Esta também... mas olhem que esta é d'O Hobbit, realização diferente... como a anterior.