O Diva de Portugal

Que há para dizer? Isto é um blog... Ah, sim! Se quiserem entreter (vulgo, contactar) alguns dos desocupados que fazem isto, usem os e-mails da Beatriz, da Inês, ou do Joao.

sexta-feira, novembro 21, 2003

Mr Bean

O DVD da semana na revista Visão, de resto, parece ser uma boa semana no tocante a ofertas de DVDs, especialmente em comédia... para os mais jovens, há o original e bem sucedido American Pie (que para mim tem na participação do grande e talentoso Eugene Levvy, o seu melhor).
Ainda não vi o DVD - infelizmente, sem grandes extras - contudo, o filme em questão (Bean) revi-o duas vezes e ainda não estou cansado, provocando-me sempre um riso difícil de parar. Não pela surpresa da piada, mas pelo incrível talento do actor Rowan Atkinson (que tem no seu currículo, ainda, Dr Who, Blackadder e a Bela Farda Azul, além de mais uma dúzia de filmes e um bom número de outras personagens cómicas). É um dos melhores cómicos britânicos, mas que é também camaleónico, consegue ser igualmente na comédia verbal como se prova na segunda série da saga da família Blackadder. No filme, repete a personagem que o tornou eterno para muitos... Mr. Bean, se abordada por outro esta personagem poderia tornar-se extremamente deprimente (afinal, Mr Bean é também um reflexo de alguns medos secretos do nosso subconsciente), pela sua condição. Contudo, o actor Rowan Atkinson é notável no modo como constrói esta personagem e surpreende ao longo de tantos episódios o público. Compreende-se, pois, que na hora de adaptar esta personagem a desenhos-animados, não pudesse haver outro a fazer a sua voz! Rowan Atkinson reencarna o simpático e atípico Bean, numa série de animação de grande qualidade e interesse. Resta esperar para ver se chega a Portugal (a mais recente adaptação das Tartarugas Ninja está já, ao que parece, a ser exibida pela SIC e pelo que pude ver faz justiça à anterior que marcou a minha geração).
No filme, Rowan Atkinson rouba 100% das cenas e não seria de esperar outra coisa. A meu ver, o filme poderia ganhar alguma coisa com a substituição de Peter MacNicol(que se revela relativamente fraco na sua actuação) por um actor mais maduro e capaz como Billy Cristal. Claro que, a presença de Atkison justifica por si só o filme e atrai o espectador, mas a presença de um talentoso Cristal (comedido e ciente do seu lugar, em todos os filmes, quer como protagonista, quer em papéis secundários) deixaria marcas benéficas no filme, que, assim, é recordado meramente pela personagem principal que lhe dá o nome.
Bem, para terminar, seguem algumas fotos do actor no seu fantástico papel... assim como, algumas de outras séries! ;-)

Ass: PM