O Diva de Portugal

Que há para dizer? Isto é um blog... Ah, sim! Se quiserem entreter (vulgo, contactar) alguns dos desocupados que fazem isto, usem os e-mails da Beatriz, da Inês, ou do Joao.

sexta-feira, janeiro 23, 2004

2001: A Odisseia No Espaço

Pois é, às vezes entram pelo meu consultório casos destes, casos extremos de gente que já não tem qualquer ligação com a realidade, nem qualquer razão dentro delas, enfim, vivem naquele seu mundo de ilusão. Pois bem, entrou-me um no consultório esta tarde - mais um, são vinte e sete ao todo - e obviamente que o tive que atender. O paciente, cujo nome naturalmente não vou dizer (mas que se sem o revelar, posso dizer que mistura António no início e Ramalho no fim e que é de Leiria e tem número de contribuinte: 009876-09876-045657), não pareceu dizer coisa com coisa, mas achei por bem relatar à equipa de peritos o facto, não vá alguém encontrar a resposta para o seu problema. Eu por mim, apliquei-lhe um tratamento totalmente eficiente (para a minha conta na Suíça), quatro consultas por semana a 200 euros cada, esperando que ele não fale mais do que o necessário para prosseguir com o esquema por mais uns 10-15 anos. E como dizia, já lá vão 27 (27x4 por semana durante 10-15 anos...).
Mas falando do seu delírio...
O sujeito, cujo nome não disse ainda (estou-me a conter! como devem ter reparado, de resto), disse que descobriu algo que põe a sua vida em jogo. Sim, ele descobriu o segredo que levará os EUA e Bush a Marte. Na verdade, a soma de dinheiro é proibitiva, especialmente quando se quer derrubar mais uns regimes com armas nucleares (o que é totalmente compreensível disse-me, pois os EUA não têm armas nucleares e há 50 anos que não destacam forças para o exterior preferindo usar os exércitos em tarefas de utilidade pública como jardinagem, danças foclóricas e arrumadores de carros). E eis que o meu paciente descobriu a solução. Mandar um robô para Marte para tirar umas fotos sai muito caro, disse-me, assim, os EUA irão enviar um homem. Isso eu sei, disse-lhe. O que eu não sabia é que não só mandariam um homem, como o equipariam com uma máquina fotográfica descartável ou na melhor das hipóteses um telemóvel de 3ª geração, contenções orçamentais disse-me. Pois bem, prossiga, incentivei. E lá continuou e não parou de revelar factos chocantes. É que tendo em conta a fraca habilidade para fotografia do robô (que entretanto, tem tentado uns artísticos registos a preto e branco), eles levarão até Marte o maior perito em fotografia do mundo: o típico turista japonês. Mas isso sai muito caro, disse-lhe, já viu o ordenado médio do Japão, fora o tempo da viagem, os seguros, a alimentação esquisita com peixe cru e isso. Ele riu-se, chamou-me ignorante. Enfim, pelos vistos era mesmo, mas já não sou! É que é aí que reside o segredo, revelou-me, na verdade, não será um japonês a viajar para Marte mas sim um chinês. Como são todos parecidos, ninguém notará... tem razão! O maluco tem razão! E é óbvio, isto é tudo um acordo secreto entre os EUA e a China. Tem lógica... afinal, ele nem é maluco... mas deixem estar, que estes 200 euros por consulta estão a ajudar a pagar as prestações das minhas férias nas Caraíbas.

Ass: PM