O Diva de Portugal

Que há para dizer? Isto é um blog... Ah, sim! Se quiserem entreter (vulgo, contactar) alguns dos desocupados que fazem isto, usem os e-mails da Beatriz, da Inês, ou do Joao.

domingo, outubro 19, 2003

O Nome da Rosa II

Numa rápida pesquisa na internet, um curioso (como eu) pode encontrar pelo menos sete cartazes diferentes do filme O Nome da Rosa. A mim parece-me que o realizador Jean-Jacques Annaud e os produtores tomaram uma boa opção, quando os cartazes têm todos a sua beleza e qualidade, porque não variar um pouco? Pessoalmente o meu preferido é o que publiquei a abaixo, mas os outros estão na maioria dos casos muito bem concebidos (para um filme feito em 1986, então...).
É curioso que eu esteja a escrever estas linhas sobre O Nome da Rosa e o seu realizador. Na verdade, para escrever este artigo fiz uma pequena pesquisa para limar algumas coisas de que não estava certo (nomeadamente Ron Perlman, cujo rosto me pareceu logo familiar ao ver o filme). Admito que o realizador não me ficou memorizado da primeira vez que vi os créditos do dito filme, mas curiosamente tem-se mostrado um dos meus favoritos nos últimos tempos. Ainda na sexta estive a ver o maravilhoso DVD do DN de Sete Anos no Tibete (pena que não vejamos muito Brad Pitt em papéis como este) e ao explorar os extras pude saber umpuco mais sobre este realizador. O promenor de ter realizado O Nome da Rosa escapou-me e foi uma grande alegria (estranhamente não me supreendeu...) encontrar o seu nome nos créditos da adaptação do romance de Umberto Eco.
É um filme cujo DVD não é de todo pobre, principalmente se considerarmos que foi um filme realizado em 1986 quando DVDs e extras eram um sonho impossível para qualquer cinéfilo. Não posso atestar a qualidade do conteúdo do DVD, ainda que deseje comprá-lo assim que o encontre. Contudo, achei curioso publicar estas capas da versão portuguesa do DVD e da versão inglesa. A versão VHS portuguesa (a original, pelo menos) baseia-se na capa inglesa, que mostra um Bernardo Gui numa postura que revela muito do carácter e do papel do seu personagem.
De notar a diferente montagem e arranjo, ainda que em capas invulgarmente estéticas e atractivas para uma produção como esta.

Ass: PM